segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Crossfit e prevalência de lesões

O crossfit é uma modalidade de treinamento que vêm ganhando cada vez mais adeptos ao redor do planeta.Devido ao seu caráter intermitente e grande possibilidade de variação de estímulos, atrai diversos tipos de públicos interessados em diversos objetivos.
Apesar do apelo que esse sistema de treinamento têm em termos mercadológicos, existe uma grande carência de estudos científicos que comprovem e caracterizem a modalidade do ponto de vista fisiológico e de segurança para seus praticantes.
Sob este segundo aspecto,trabalho publicado em 2013 (ver referência ao final do artigo), buscou investigar a prevalência de lesões em praticantes da modalidade.Para tanto, os pesquisadores elaboraram um questionário distribuído entre diversas associações da modalidade espalhadas pelo mundo.
Os resultados apontaram uma prevalência de 73,5% de lesões entre os praticantes, uma taxa semelhante a encontrada entre praticantes de levantamentos olímpicos e ginastas, e menores (segundos os autores) do que de esportes de contato como o Rugby,por exemplo.
Um outro dado interessante,são os locais mais acometidos pelas lesões na modalidade:ombros e coluna.Esses dados podem ser interpretados como merecedores de atenção, pois apesar das limitações do estudo, os índices demonstram uma clara necessidade de orientação profissional adequada, bem como mais pesquisas para avaliar as demandas fisiológicas e o custo/benefício da prática desta modalidade em comparação com outras mais "tradicionais".
Talvez, a justificativa para o nível de lesão encontrado nos praticantes seja o trabalho sob fadiga que muitas vezes ocorre no treinamento, devido a alta intensidade das sequências propostas.
Até a próxima!

Referência:The nature and prevalence of injury during CrossFit training.Journal of Strength and Conditioning Research / National Strength & Conditioning Association