quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Suplementação de Creatina para Idosos


A suplementação com creatina tem sido utilizada a algum tempo no meio atlético e de praticantes de atividade físicas recreacionais com o intuito de aumentar o desempenho em modalidades de força e aumentar a capacidade de trabalho muscular.
Além desta perspectiva de performance,alguns pesquisadores tem investigado possíveis promissores resultados desta pratica nutricional para idosos, para os quais o foco seria evitar ou diminuir as perdas funcionais inerentes ao avanço da idade.
Esta possível efeito benéfico poderia advir de dois grande polos sabidamente afetados nessa população e responsáveis pela perda de função, nos quais a creatina parece ter importantes funções.
O primeiro deles é em relação aos benefícios conferidos em relação a estrutura e função muscular via utilização de creatina, sendo que esses benefícios poderiam ser somados aos da prática de atividades físicas regulares, melhorando as capacidades de força e resistência muscular, afetando provavelmente o desempenho do idoso nas A.V.Ds(atividades da vida diária).
O segundo e tão importante quanto a questão mencionada acima são inferências que a suplementação poderia melhorar aspectos cognitivos, já que a creatina também é encontrada em certa quantidade no cérebro.Apesar da dificuldade e limitações das pesquisas sobre o tema, é bem possível que a suplementação desta possa servir como recurso ergogênico também para o centro do nosso sistema nervoso.
Enfim, apesar da necessidade de mais pesquisas nesta área, para resolver questões em relação a responsividade dos idosos,os efeitos em idosos com limitações funcionais e ou doenças pre-existentes, a suplementação com creatina pode  passar de um recurso ergogenico apenas para o desempenho e tornar-se um importante adjuvante clínico e terapêutico para prevenir/amenizar efeitos deletérios do avanço da idade.
 Até breve,
@Gregnani85
Fonte:Palestra: Creatine Supplementation in Older Adults: The Fountain of Youth?
                               Eric Rawson