sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O que é melhor?correr descalço ou de tênis?(parte6)

O problema:nem todos os estilos de corrida descalço são iguais, e as  são extremas
Então, a questão está resolvida certo?O melhor caminho a tomar é correr descalço, não?Teoricamente, sim.O problema é que esta mudança dos calçados para correr descalço envolve um risco significante e o estudo desse autor demonstrou as razões.
O fato é que se você não tiver cuidado,  sua nova escolha aumentará o nível de carga e as forças de impacto, porque você corre mal sem a elasticidade que dissipa as forças no calçado.Então o que temos é que as pessoas que correm habitualmente com calçados colocam seu apoio sob os calcanhares.
Já quando se fala em pessoas com o hábito de correr descalças, se observa que cerca de 90% correm com o apoio no antepé ou no meio do pé e usufruem dos benefícios da eliminação do impacto.
Porém, quando se analisa um grupo de pessoas que não está acostumado a correr descalço realizando o exercício nessas condições, 83% deles que estão acostumados com o apoio nos calcanhares utilizado nos calçados mantém esse mesmo apoio quando estão correndo descalços.
As mensurações desse grupo demonstram que as forças de impacto a que eles são submetidos são as maiores entre os três grupos.Mas a maior diferença vem quando se analisa para a transição de impacto e o nível inicial de carga.
Como mencionado anteriormente, se você corre descalço e não está acostumado a isso, o seu apoio se encontra nos calcanhares.E o resultado dessa combinação é um nível de sobrecarga/impacto sete vezes maior que correndo com calçados no mesmo terreno.
Se a teoria nos mostra através de estudos que a transição de impacto e o nível de sobrecarga estão relacionados com um maior risco de lesões, então o que isso mostra é que pessoas acostumadas com calçados que vão correr descalças(talvez seguindo o que ouviram alguém falar) estão se expondo a um alto risco de lesão como resultado de um aumento muito grande da sobrecarga.
Então aqui está o primeiro problema-a proposta de redução do risco de lesão(que faz sentido) é dependente da técnica.Se você possuí-la, e isso significa se  apoiar no antepé, a transição de impacto e o nível de sobrecarga será menor.Mas se correr da forma errada, as consequências podem ser sérias (apesar de mais pesquisas serem necessárias neste ponto).
Até breve,
@Gregnani85
Fonte:Traduzido de http://www.sportsscientists.com/2011/06/barefoot-running-shoes-and-born-to-run.html
  

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O que é melhor?correr descalço ou de tênis?(parte5)

A evidência a favor da corrida descalço
Mas a teoria necessita de evidencias.E algumas vieram do autor Lieberman e foram publicadas na revista Nature no ano passado.Ele analisou a corrida descalço e com calçados sob o angulo da importancia da familiaridade (que pode determinar a habilidade de correr descalço), o que poderia ter um efeito importante na mecânica da corrida (o que afeta as forças de impacto).
Ele testou 2 grupos, 1 que habitualmente usava calçados e o outro que estava acostumado a correr descalço.O estudo resultou em diversos dados que demonstravam claramente os conceitos se relacionando com a prática.
O primeiro dado diz respeito a força medida em um único contato com o solo em uma pessoa descalça e uma calçada.O ponto mais importante de ser notado é que existe um pico na produção de força da magnitude de 2 vezes o peso corporal dentro dos primeiros 50 ms de contato com o solo.Essa transição de impacto representa um súbirto aumento da força, e sabe-se que a taxa com que a força é aplicada e a magnitude dessa força está associado a lesões, em particular lesões por estresse na tibia.

    Calçados-Espalhando a carga
O conceito dos calçados é que eles trabalham para dissipar o impacto, absorvendo parte da força e reduzindo tanto a magnitude quanto a taxa de aplicação das forças.Porém observa-se na condição descalço que alguns indivíduos que utilizam apoio no antepé anulam a tão temida transição de impacto, pois a pisada no antepé permite que o pico de impacto seja absorvido pela panturilha, tornozelo e tendão de Aquiles e o resultado é um perfil mais suave, e níveis significantemente reduzidos de sobrecargas e incidência de forças.
Até breve,
@Gregnani85
Fonte: Traduzido http://www.sportsscientists.com/2011/06/barefoot-running-shoes-and-born-to-run.html

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O que é melhor?correr descalço ou de tênis?(parte4)

Calçados e Lesões
Uma das principais fonte de evidencias é exatamente a ausência delas.O fato é que não há um único estudo que demonstre que os calçados reduzem o risco de lesões.De fato, existem agora evidências que o risco de lesão permanece inalterado, talvez ainda mais alto nos calçados mais caros.O nível de lesões não diminuiu nada desde 1970, período em que foi vista a explosão da industria de calçados para corrida-de volta aos anos 70, os calçados se assemelhavam aos minimalistas de hoje, porém algo como 70% dos corredores tinham lesões, assim como ocorre hoje.
Existem estudos demonstrando que corredores que utilizam os tenis mais caros/sofisticados são os que mais se machucam, ainda quando são feitas correções pela distãncia ou histórico prévio de lesões.
Existem também evidencias de que prescrever o calçado de acordo com o formato do pé(grandes arcos pedem calçado neutro, pés planos requerem calçado com controle de movimetação) não tiveram nenhum efeito sobre o risco de lesão numa amostra de 2000 militares.
Então, a conclusão disso não é favorável aos calçados.Existem muitas coisas confusas e não tão bem explicadas em relação a esse tema, nos fazendo ter que tomar cuidado para não condenar os calaçados, mas a falta de evidencia a favor dos calçados corrobora com a ideia de que talvez devessemos dispensar os tenis e confiar em nossos pés.
Até breve,
@Gregnani85
Fonte:Traduzido de http://www.sportsscientists.com/2011/06/barefoot-running-shoes-and-born-to-run.html

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que é melhor?correr descalço ou de tênis?(parte3)

Termoregulação, sucesso em resistência e caçada persistente
Alguns dos motivos mais importantes para sermos tão bons em resistência está relacionado a termoregulação. Nós somos bípedes (o que nos torna mais lentos), mas a linearidade é vantajosa em nos auxiliar a perder calor e absorver menos radiação solar.Nós somos pequenos, temos menos pêlos, e o mais importante, nós podemos transpirar.
Isso permite que nos exercitemos em cargas de trabalho muito longas sem alcançar o que agora é conhecido por ser o fator que nos leva a fadiga, ou seja, um ponto crítico de temperatura.Isso é um fato também para outros animais que também são forçados a parar o exercício, porém, em uma temperatura mais baixa.E os animais realmente não perdem calor enquanto correm-eles tem que se chacoalhar para perder calor, o que não é possível enquanto se exercitam.Então, correndo na mesma velocidade, nós temos uma grande vantagem térmica.
Tudo isso combinado encabeça a teoria da caçada persistente, aonde os humanos são hábeis para caçar por ultrapassar a presa pretendida após horas e não segundos.Existem alguns poucos vídeos demonstrando isso-o caçador seleciona para caçar a parte mais quente do dia, e então identifica o maior animal e corre após esse processo.Após poucos segundos, não há confronto, e o caçador apenas continua correndo, levando o animal para longe da sombra e o colocando contra o sol.
Isso continua por horas, mas eventualmente, a fisiologia vence e o animal alcança a temperatura crítica.Se você já prevê o que acontece nesse ponto, você imagina a cena-o animal cambaleia como se estivesse bêbado, perdendo o controle motor e eventualmente, ele simplesmente “congela” completamente, caindo diante do caçador que irá matá-lo.
Qual a relevância de tudo isso, você pode estar se perguntando.Bem, isso encabeça a teoria da corrida descalço, pois os autores argumentam que os humanos foram feitos para longas distâncias-esse é o estado essencial e “normal”. Por extensão, utilizar calçados é “anormal”, e então devemos retornar ao que nós fomos criados para ser-corredores de longa distância sem tênis.E neste ponto, é que começam a aparecer as evidencias.
Até breve,
@Gregnani85
Fonte:Traduzido de http://www.sportsscientists.com/2011/06/barefoot-running-shoes-and-born-to-run.html

sábado, 7 de janeiro de 2012

O que é melhor?correr descalço ou de tênis?(parte2)

A teoria: “Nascidos para correr”-nossa sobrevivência foi dependente da capacidade de resistência
A corrida descalço é fascinante porque ela tem provocado um grande impacto em geral.E grande parte deste impacto começou a ser gerado a partir do livro “Born to run” de Cristopher MacDougall.Ele relata a história dos índios Tarahumara e contém capítulos que citam alguns episódios e conceitos da prática da corrida sem o uso de calçados.
A premissa principal por trás da corrida sem calçados é a teoria de que nós fomos projetados para cobrir longas distãncias.A primeira publicação de impacto na área de ciência do esporte sobre o tema foi “corrida de resistência e a evolução do homo”, aonde o autor apresentou a evidência anatômica que os humanos são os melhores corredores de longa distância.Vamos encarar isto:como velocistas somos ruins.Ainda que Usain Bolt corra com a metade da velocidade de muitos mamíferos grandes.
Portanto, se nossa sobrevivência como caçadores dependesse de nossa habilidade de perseguir e pegar a presa, nós seríamos fracassados pela nossa deficiência em velocidade.Isso se justifica por muitos fatores que estão sendo pesquisados e dizem respeito a diferenças musculares e metabólicas entre humanos e outros animais, porém isso é um tema para outro artigo.
Resumindo, ocorre que como não tinhamos armas de fogo até muito recentemente em se tratando de história da humanidade, tínhamos que caçar as presas de perto.Mas felizmente nossa sobrevivencia não depende da nossa habilidade de sprint, o que ela requer é a resistência e nesse quesito somos os melhores.
Até breve,
@Gregnani85
Fonte:Traduzido de http://www.sportsscientists.com/2011/06/barefoot-running-shoes-and-born-to-run.html

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O que é melhor?correr descalço ou de tênis?(parte1)

Feliz ano novo a todos!!!O blog vai voltando de férias, iniciando o ano com uma "série" de posts que traduzi de um blog americano que discorre sobre um assunto interessante:correr descalço, isso mesmo, esquecer os tênis com super-amortecimentos e voltar a nossa condição natural.Dentro do artigo são explicadas as bases da teoria e os "prós e contras" que podem advir desta prática.Boa leitura e bom ano a todos!!!
                                               Introdução
A área de conhecimento sobre a corrida descalço tem avançado bastante nos últimos anos.Recentemente um grupo de pesquisadores fez um trabalho fascinante sobre o conceito de corrida descalço em corredores acostumados a correr calçados e nos acostumados a correr descalços, e este é o foco deste post, ao longo do qual alguns conceitos por trás da prática da corrida descalço são discutidos.
                     Nem apenas uma mania, e certamente não apenas para um nicho
Existem muitas pessoas que rotularam a corrida descalço como uma mania.E muitas outras rotularam como um conceito de nicho, sendo praticada por um pequeno numero de corredores.Isso é apenas parcialmente verdadeiro. Se você pensa que a correr descalço não tem nada a ver ou acrescentar para você, pense melhor.Você pode não ter jogado fora seus tênis, porém a verdade é que os tênis que você utiliza para correr já estão sendo influenciados por conceitos que derivam da mecânica da corrida sem calçados.
Isso ocorre porque na última década, muitas evidencias foram demonstradas contra os calçados, o que provocou uma mudança na indústria.Investimentos pesados em calçados com “controle de movimento” foram realizados, reposicionando esses modelos como “calçados que simulam a corrida descalço”.
A Nike foi a primeira empresa a apostar neste segmento de calçado, o que foi provocado pelo episódio relatado a seguir:Um famoso técnico colegial teria sido responsável por isso pois teria dito a um representante da Nike que foi assistir ao treino do time que seus atletas se sentiam mais confortáveis correndo descalços.
O representante correu até o Q.G, falou das preferências dos atletas e ai se iniciou a mudança.Atualmente, quase todas as fábricas estão focando em calçados minimalistas.Logicamente, existem ainda os teimosos (poucos), mas todo o mercado foi revolucionado, não há duvidas sobre isso.A causa de todo este esforço é por conta da grande discussão em torno da corrida se localizar sobre a relação dos calçados ao risco de lesões, portanto, mesmo pra quem corre calçado, estas informações sobre a corrida descalço são relevantes.

Até breve,
@Gregnani85
Traduzido de:http://www.sportsscientists.com/2011/06/barefoot-running-shoes-and-born-to-run.html