segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Arco-Reflexo e Controle motor

As respostas motoras tem a sua qualidade e eficiência medida por diversos fatores neurais.Basicamente nosso corpo funciona com um sistema de comando em que a periferia “emite” sinais que percorrem os neurônios até chegar ao centro de comando, que capta, traduz e manda um comando de volta a periferia.
Neste contexto, quando tratamos de movimentos ligados a atividade física, a periferia poderia ser entendida como os músculos, e os sinais que vão da periferia para o centro são dados por estímulos ligados aos receptores sensoriais.
O centro de controle é representado primordialmente pelo encéfalo, que trabalha em parceria com a medula espinhal.É interessante notar que em alguns casos, a medula, que tem a função principal de ser o elo de ligação entre toda a periferia e o encéfalo tem de forma “delegada” certa autonomia para mandar comandos de movimentos para a periferia.
Estes movimentos são denominados movimentos de arco-reflexo.A vantagem desta delegação de comando diz respeito a velocidade de reação a estímulos específicos.Um exemplo clássico de arco-reflexo é a reação imediata de afastamento que temos quando encostamos em algo quente, pois o movimento ocorre antes mesmo da sensação de dor, esta “traduzida” obrigatoriamente pelo encéfalo.
Dessa forma, quando falamos em “automatizar” movimentos/gestos esportivos, estamos falando de “transforma-los” em arco-reflexo, com o intuito de diminuir o tempo total entre o primeiro estímulo e a reação, o que pode resultar em grandes aumentos de performance em situações esportivas diversas.
Porém, é importante salientar que da mesma forma que a automatização de um gesto perfeito pode trazer grandes benefícios, a automatização de gestos deficientes, conhecidos popularmente como “vicios de movimento”, podem representar uma barreira difícil de ser superada.
Este mecanismo torna-se então uma das boas razões para se justificar o cuidado que se deve ter na iniciação esportiva em geral com as técnicas corretas de movimento e sua repetição exaustiva, pois podem decorrer sérios prejuízos futuros em caso de apreensão de uma técnica deficiente.
Até breve,
@Gregnani85
Referência: Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano
                     Willian Mcardle

Nenhum comentário:

Postar um comentário