quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Alimentação após a prática de corrida

Para não errar aposte na combinação de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis – incluindo também frutas, verduras e legumes. “O ideal é combinar um carboidrato - proveniente de pães, massas, batata ou cereais -, associado com fontes de proteínas magras - queijos magros e carnes com pouca quantidade de gordura”, exemplifica a nutricionista Tarcila Beatriz Ferraz de Campos.

Entretanto, se o horário do treino não coincidir com nenhuma das principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar), opções práticas de carregar e fáceis de se fazer ou encontrar, como um sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru, frutas e barras de cereal, podem ser boas alternativas nesta hora. “Lembrando sempre que é muito importante hidratar o corpo após o esforço físico”, reforça Tarcila.

Mesmo sem a apetite, o corredor deve se alimentar após a atividade física, pois o quanto antes esses nutrientes essenciais forem ingeridos, mais rápida e melhor será a recuperação. “O atleta pode esperar até 60 minutos pós-treino para ingerir uma boa refeição (ou suplementos, quando prescritos pelo nutricionista). Porém, o quanto antes consumir esses macronutrientes (carboidratos, proteínas, e gorduras saudáveis) mais rápido irá repor os estoques de glicogênio muscular e de água”, explica Alves.

Sem o consumo adequado de certos alimentos, além da recuperação muscular, o rendimento também será comprometido, agravando ou favorecendo o surgimento de lesões. Por isso, além dos hábitos alimentares saudáveis, uma avaliação de um nutricionista esportivo é uma boa pedida.
Até breve,
@Gregnani85
Fonte: http://o2porminuto.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário